O Grupo Parlamentar do PS/Açores denunciou, esta sexta-feira, que os atrasos na publicação da portaria que define os valores base unitários dos apoios ao movimento associativo desportivo, bem como os atrasos recorrentes nos respetivos pagamentos, estão a prejudicar gravemente o arranque da época desportiva 2025/2026.
Segundo o deputado socialista Russell Sousa, “estamos já em setembro de 2025, com as épocas desportivas 2025/2026 em curso, e nada é publicado a horas. Os clubes nunca sabem como, quando ou quanto irão receber. Volta-se a repetir o padrão do ano passado, confirmando um lamentável cenário de descoordenação, desinvestimento e abandono do desporto”.
Russell Sousa recorda que, além desta indefinição, persistem os atrasos nos pagamentos devidos a clubes e associações desportivas. “Não só se perpetua este cenário caótico, como há já vários protestos por parte dos clubes, que se queixam publicamente de incumprimentos prolongados, com muitos projetos suspensos e ordenados em atraso, o que obriga igualmente a incumprimentos para com fornecedores, como por exemplo, a agências de viagens”.
O deputado regional relembrou que em abril de 2025, foi igualmente denunciado que diversos clubes e associações ainda não tinham recebido os pagamentos que lhes eram devidos, penalizando diretamente o seu funcionamento.
“O Partido Socialista, ao longo do último ano, tem vindo a reivindicar que se cumpram os prazos de pagamentos aos clubes, alertando para os riscos que estes atrasos acarretam”, acrescentou.
“Estamos perante uma situação inaceitável. Dirigentes, atletas e pais são diretamente penalizados e isto não pode continuar assim. Sem apoios nem previsibilidade financeira, o esforço recai sobre os ombros já sobrecarregados dos dirigentes voluntários, das famílias e das empresas locais”, frisou.
“O Governo Regional tem deixado o desporto à sua sorte, sem garantias e sem planeamento, e isso é um desrespeito inaceitável para todos os que dedicam a sua vida a esta área”, criticou.
“Este é o Governo que promete muito, mas não cumpre quase nada. A prática demonstra que a sua palavra não é suficiente para dar segurança e estabilidade ao desporto açoriano”, acusou o deputado socialista.
O parlamentar socialista considera que a situação exige uma resposta imediata. “É urgente que o Governo Regional publique de imediato a portaria com os valores para 2025/2026 e regularize sem demora os pagamentos em atraso. O desporto açoriano merece respeito, estabilidade e compromisso real”, concluiu Russell Sousa.
Ponta Delgada, 05 de setembro de 2025